terça-feira, 12 de julho de 2011

Iluminismo: uma revolução intelectual



“Filho” do Renascimento Cultural e Científico (séculos XV e XVI), natural da França, o Iluminismo se propaga no século XVIII, juntamente com a primeira edição da Revolução Industrial, cujo palco foi a Inglaterra – a “Grande Senhora” desses tempos. Entra nesse contexto, a revolução das revoluções: a Revolução Francesa (1789) e movimentos posteriores.
O século XVIII entra para a História como o “Século das Luzes”, onde a razão se torna o instrumento que a mente humana vai utilizar para “iluminar”, “ilustrar” seus pensamentos a fim de se chegar à verdade, e, assim, consequentemente, ao conhecimento.
Por detrás das “luzes” está a burguesia liberal, classe social que ascende paulatinamente ao poder, abalando, com sua filosofia da ilustração, os alicerces da política mundial, inclusive à ordem estabelecida na América Espanhola e América Portuguesa (Brasil) até o século XIX. O pensamento iluminista com suas vertentes e simultaneidades “iluminaram”, “sacramentaram” e “abençoaram” para sempre a independência nas Américas.
Europa: do Velho Continente, dos “Mil Anos de Trevas” (Idade Média) surgem pensamentos que norteiam nossas vidas até o presente momento (a primavera do terceiro milênio cristão).


                                                          Professor Arnaldo Carreto 

                                        Docente em História e História das Religiões
                                        Secretaria da Educação - Estado de São Paulo
                                        Diretoria de Ensino Centro-Sul
                                        E.E. Visconde de Itaúna
                                        Bairro do Ipiranga - São Paulo - Capital





Voltaire( nasceu e faleceu em Paris) 1694-1778


Rousseau ( nasceu em Genebra - Suiça e faleceu em Ermenonville - França) 1712 - 1778

Tiradentes( nasceu em Minas Gerais e faleceu(enforcado) no Rio de Janeiro) 1746 - 1792

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou prima do Arnaldo e faço questão de deixar aqui os meus parabéns! A linha de raciocínio das idéias que você teve para montar o conteúdo do blog é extraordinária! Um conteúdo didático e mesmo que tenha sido feito para alunos do colegial é muito abrangente e interessante para todas as idades. Tenho certeza que os alunos iram poder desfrutar muito das idéias! Você é um professor e tanto! PARABÉNS primo!

    ResponderExcluir